quinta-feira, 11 de março de 2010

Era dos Vampiros - E um pedido de desculpas


Gente, muitas desculpas por não postarmos aqui no blog, realmente não tinvemos tempo. E o post de hoje é sobre a Era dos Vampiros.
Enxuguem suas lágrimas e boa leitura!!!

Era Dos Vampiros

Como vimos, o vampirismo é uma lenda presente desde tempos remotos e em diversas regiões, no entanto, no século XVIII assistimos a uma verdadeira avalanche de casos e histórias, quase todas oriundas da Europa Oriental, que colocou em polvorosa a opinião pública e despertou a curiosidade e o espanto de filósofos, religiosos e autoridades governamentais.
Conhecido como o século das luzes, foi uma época em que o saber e a ciência davam passos consideráveis. Pensava-se que a razão tudo explicaria, e que crenças e supertições seriam coisas do passado. Por outro lado, as seitas místicas e esotéricas também aumentavam, o que fazia desta época, um tempo de contradições. Jornais franceses desta época chegaram a estampar reportagens sobre impressionantes histórias, que fazia do vampirismo um assunto dos mais destacados.
Conta-se que neste tempo, em muitas regiões da Europa Oriental o vampirismo tornou-se uma verdadeira praga, atingindo dezenas de jovens, velhos, crianças e até mesmo animais. Por esta época, segundo as narrativas, hordas de mortos-vivos assombravam de forma horripilante vilas e aldeias, fala-se que a volúpia destes espectros era tamanha que seus cadáveres eram encontrados nadando em sangue por suas sepulturas. Diante tal realidade, as autoridades passaram a encarar o vampirismo, na medida em que tratava-se de uma epidemia incontrolável, segundo muitos relatos. Para se Ter uma idéia, conta-se que soberanos húngaros, chegaram a determinar a formação de comissões para estudar o fenômeno, considerado uma praga que colocava em risco o poder do estado e das autoridades constituídas. Neste tempo, chegou-se a determinar a incineração, decapitação e perfuração dos corações de todos os cadáveres de cemitérios, onde por ventura habitassem um ou mais vampiros, na medida em que supunha-se que o vírus do vampir poderia inclusive atingir os mortos que ali jaziam. Fala-se que nesta época, fogueiras ardiam por muito tempo incinerando diversos cadáveres suspeitos de vampirismo, e que durante estes grandes rituais de incineração, todos os animais que se encontrassem na proximidades também eram queimados, pois acreditava-se que os vampiros poderiam encarnar em alguns deles, escapando assim da destruição definitiva.

"Se há no mundo uma história provada, é a dos Vampiros..." Jean Jacques
Rousseau, Carta ao Arcebispo de Paris.
"Não falta nada: autos, certificados de homens notáveis, de cirurgiões, de magistrados. A prova jurídica é a mais completa. Com tudo isto, quem acredita pois nos Vampiros ?..." Jean Jacques Rosseau, Carta ao Arcebispo de Paris
"Em certas regiões da Morávia, era muito comum homens mortos aparecerem na companhia dos vivos." D. Calmet, Dissertation sur les Revenants, Vampires, de Hongrie, Bohême et Moravie, III
"As almas, possuídas por uma força estígia, voltam às vezes para cadáveres
que tinham abandonado, e então, como se estivessem ressuscitadas, cumprem
ações horríveis..."
H. C. Agrippa, A filosofia Oculta, Livro III, 41.

Extraído do site http://pessoal.osite.com.br/vampiro

PS:. Sabe que essa imagem é um animê de Twilight?? Sim, nós gostamos, mas somos mais Drácula e Lestat!! =]

Gostaram?? Esse foi o post de hoje.
Uma mordida no seu pescoço e até logo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!
Você quer fazer um comentário?? Então, é bem simples:

1. Não xingue;
2. Sem conteúdos sexuais, por favor;
3. Sem spam;
4. Não se passe por outra pessoa. Seja quem você é.

Decorando essas regras, você pode comentar à vontade. Se infringir essas regras, você será denunciado para a polícia e rastrearemos seu computador.
Ah! E não se esqueça que um urubu pousará no seu ombro e você terá azar pelo resto da vida.

Uma mordida no seu pescoço e até logo!!